quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Primeiro Mergulho de 2010 - 55º Dive:Gorgónias 06FEV10


E pá, 1º mergulho deste novo ano! Já vou no meu 55º! Nada mau...ainda não foi com o fato seco, mas lá chegarei.
Andava há uns tempos com uma ansiedade enorme para mergulhar, e lá...fui. Os amigos de mergulho, como sempre, a boa disposição imperou, antes e após o mergulho.
Saímos em direcção às Gorgónias que o mar não permitia ir para o lado do Espichel. Quando chegámos ao local, a água parecia turva, caímos e logo confirmámos que a visibilidade era..."quase" nula e com fola.
Assim que descemos, eu o João caímos na pedra e esperámos pelos outros dois buddies. Primeira foto: um nudibrânquio com cores fantásticas, mas ficou desfocada, por isso nem a coloco aqui.
A seguir um pequeno polvo que não se intimidou com or mergulhadores, foi "disparar" foto atrás de foto.
Aqui ficam mais umas fotos que espero que gostem!! Até ao próximo!!!!


Ouriço do mar da, Toxopneustidae



Espero não estar a errar ao identificar este ser amarelo de uma esponja da família da Tethyidae. Está entre duas anémonas-verdes.



Não me canso de tirar fotos às anémonas, ficando à espera do resultado das cores devido ao efeito da luz do flash.



Aqui está o pequeno polvo. Sempre que nos aproximávamos, ele em vez de se recolher, erguia os dois enormes olhos como que a explorar estes dois novos seres com óculos que o contemplavam, diga-se eu e o meu buddy. Foram minutos a observar e a carregar no disparo do máquina.




Anémonas Aiptasiidae




Blénio Marachomba-babosa à espreita da família Blenniidae.




Uma esponja Orelha-de-elefante, Spongia agaricina. Curioso o nome comum que atribuíram!



Ruivo a repousar no fundo.Reparem nas patinha que ele tem à frente para se deslocar. As barbatanas peitorais têm nas pontas cor azul forte.




Mais uma esponja Hymedesmiidae e uma gorgónia Leptogorgia sarmentosa



Safio à espreita, muito tímido, sempre que me aproximava ele recolhia-se na fenda. Só deu para tirar esta foto e deixei-o em paz.

1 comentário:

SOS.MAR disse...

Oi,tudo bom me chamo Mateus,estou estreiando meu blog hoje http://sos-mar.blogspot.com estou te seguindo,se puder entrar e dar uma olhada no meu e me seguir ficarei grato,parabéns pelo blog.